Projeto do deputado João Cardoso tem objetivo de aumentar os estoques dos bancos de sangue e incentivar ainda mais a cultura da doação de sangue e medula óssea no DF
Com o objetivo de estimular ainda mais as pessoas a doarem sangue e medula óssea o PL 436/2019, de autoria do deputado João Cardoso, foi aprovado pela Câmara Legislativa do DF nesta quarta, 15. A proposta estabelece o serviço de coleta de sangue itinerante no DF. Pelo texto aprovado, o serviço se daria por meio de veículos adaptados e funcionaria por meio de agendamento prévio de residências, empresas públicas ou privadas órgãos públicos e demais localidades que solicitarem.
“Estamos vendo aí, agora mais do que nunca, os estoques do Hemocentro de Brasília e demais bancos de sangue baixos. A coleta itinerante se instaurada ainda neste período de crise e combate ao coronavírus ajudaria muito os nossos hospitais. E não só agora na urgência, mas no cotidiano do DF auxiliariam os doadores a doarem de forma mais regular”, explica Cardoso que complementa: “Imagina um pai de família agendando a coleta para o seu domicílio e seus filhos o verem realizando esse gesto bonito. Essas crianças tem mais ou menos chances de se tornarem doadores a partir dos 12 anos?”.
A proposta, aprovada em segundo turno no plenário da CLDF segue agora para a sanção do governador Ibaneis Rocha.
Informações:
Ana Helena Araújo (61) 99197-7056