As obras de drenagem pluvial foram anunciadas pelo secretário de obras, Valter Casimiro, em reunião, nesta quinta-feira (21/11), com o deputado distrital João Cardoso e administradores regionais. Entre as prioridades do GDF estão Nova Colina, em Sobradinho, Setor de Mansões e Avenida São Francisco do Grande Colorado, em Sobradinho II. Elas devem ser iniciadas no período de seca do próximo ano, após as conclusões de licitação e de outras questões burocráticas.
Os modelos de execução variam conforme a realidade local. Onde existem obras de infraestrutura, adota-se o não destrutivo, que, embora mais caro, reduz transtornos para a comunidade. O convencional é escolhido para localidades com menos edificações. O secretário ressaltou que ambos consideram os impactos ambientais e colaboram com o saneamento básico. “Quando se faz uma obra de urbanização e coloca todo o sistema de drenagem, nós chamamos de saneamento da cidade”, disse. “Tudo isso passa pelos órgãos de controle ambiental.
Valter Casimiro concluiu falando sobre o plano de continuidade, que a atual gestão, elabora para os próximos governos. “O governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora, Celina Leão, foram muito felizes ao determinar, investimentos na ordem de R$50 milhões, com objetivo de criar uma carteira de projetos para deixar para Brasília”, avaliou.
Para o deputado distrital João Cardoso, a drenagem é emergencial e atende o princípio de economicidade da administração pública. “Não adianta fazer pavimentação das pistas, por exemplo, e depois ver a enxurrada levar tudo embora”, declarou. Ele agradeceu o empenho do governo em atender as solicitações feitas pelo mandato e assumiu compromisso de destinar emendas parlamentares para essas obras.