Categoria reclama das multas e dificuldades no cumprimento da legislação de transporte de resíduos sólidos.
Os deputados distritais João Cardoso e Rogério Morro da Cruz receberam hoje (11/09) o presidente do Ibram/ DF, Rôney Nemer, servidores do DFLegal, SLU, Sema e representantes dos caminhoneiros e proprietário de máquinas de escavação para tratar do transporte dos resíduos sólidos no Distrito Federal.
De acordo com um dos proprietários de caminhão, Ramon Estrela, as regras atuais têm dificultado bastante o transporte de materiais tais como restos de construção e terra vermelha; esse último muito utilizado em aterros e jardinagem. Ele disse que a classe está sendo prejudicada, pois não consegue emitir os documentos exigidos pela fiscalização e acaba multada. “Queremos andar dentro da legalidade, mas nem sempre é possível ter os comprovantes em mãos, porque o sistema tem exigências que não podemos cumprir. Nem todos têm CNPJ e as áreas de destino muitas vezes ainda não foram legalizadas, caso dos condomínios”, explicou. Ele falou que os colegas esperam até cinco dias por um serviço e que acabam perdendo por falta de documentação.
O deputado João Cardoso mostrou preocupação com a situação da classe e também com as questões ambientais envolvidas. Ele propôs que sejam feitos ajustes de conduta para que possam ser atendidas as obrigações de ordem legal sem que os transportadores sejam prejudicados, especialmente os que buscam cumprir as leis e não descartam entulhos em áreas proibidas.”Estamos buscando o entendimento junto aos órgãos para que possam ser garantidos os direitos daqueles que fazem tudo certinho, mas sabemos que existem também aqueles que descarregam nas chamadas bocadas, áreas proibidas de preservação ambiental, esses devem ser multados”, disse.
O presidente do Ibram/DF, Rôney Nemer, concordou com a fala do deputado João Cardoso sobre encontrar medidas de apoio aos caminhoneiros que operam dentro da legalidade. “É preciso separar o joio do trigo”, sentenciou. Ele informou que dois novos pontos de refugo serão disponibilizados com objetivo de facilitar o trabalho da categoria.