Nessa segunda (17/6), a Câmara Legislativa promoveu sessão solene em homenagem aos 40 anos do Caminho Neocatecumenal no Distrito Federal. A iniciativa foi do deputado distrital João Cardoso, que há 31 anos faz parte deste carisma da Igreja Católica que é um itinerário de vida cristã que busca a redescoberta do batismo. O DF conta atualmente com mais de 10 mil neocatecúmenos que compõem aproximadamente 270 comunidades distribuídas em diversas paróquias.
Na ocasião, o distrital falou da importância da evangelização na superação de obstáculos, construção de sua família e na forma de respeitar a individualidade de cada um. “Cristo nos serviu com a sua própria vida e pode me dar a oportunidade de experimentar a ‘vida eterna’, em comunhão com minha família e as pessoas.”, afirmou.
Natural da Espanha, berço do Neocatecumenato, o padre José Folqué Nicolau, membro da equipe que leva a frente o Caminho no Brasil, falou das origens do Caminho Neocatecumenal no país. Para ele, o Caminho Neocatecumenal contribui significativamente para a renovação da igreja e recuperação dos valores da família cristã, dando assim uma contribuição valorosa para a sociedade.
“Estou muito agradecido por este ato. Não esperávamos por isso, e esperamos que isto seja uma glória para a igreja católica, que ultimamente anda muito esquecida. Também agradeço este momento a esta Casa.“
Também estiveram presentes no evento Raul Viana, membro da equipe responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil; padre Paulo de Matos, reitor do Seminário Arquidiocesano Missionário Redemptoris Mater de Brasília; padre Claudemir de Andrade, pároco da Paróquia Cristo Rei, em Ceilândia; Aldemir Pacheco Lopes e Ione Maia Pacheco Lopes, catequistas regionais e membros das primeiras comunidades de Brasília.